Está disponível no site da Prefeitura de Bom Conselho o comprovante de rendimentos para todos os servidores públicos municipais fazerem a declaração do Imposto de Renda (IRPF) 2022 – ano base 2021. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (03).
Para acessar o documento, o servidor deve entrar no site da Prefeitura, clicar na imagem do lado direito “Informe de Rendimentos Servidor Público”, e depois na página para realizar o acesso dos informes de rendimentos, basta inserir seu CPF no respectivo campo e sua senha. Lembrando que a senha será os quatro (4) últimos digitos do seu CPF. Conforme a Prefeitura, deve declarar o IR neste ano quem ganhou mais de R$ 28.559,70 em 2021. O calendário de entrega do Imposto de Renda de 2022 começa no dia 7 de março e termina no dia 29 de abril. O secretário de Administração, Igor Ferro, enfatizou que quem perder o prazo final de entrega do documento terá de pagar multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido. Quem é obrigado a declarar
Para declarar o IR 2022 é preciso se encaixar em uma das situações abaixo:
Recebeu mais de R$ 28.559,70 de renda tributável no ano (salário, aposentadoria ou aluguéis, por exemplo);
Ganhou mais de R$ 40 mil isentos, não tributáveis ou tributados na fonte no ano (como indenização trabalhista ou rendimento de poupança);
Teve ganho com a venda de bens (casa, por exemplo);
Comprou ou vendeu ações na Bolsa;
Recebeu mais de R$ 142.798,50 em atividade rural (agricultura, por exemplo) ou tem prejuízo rural a ser compensado no ano-calendário de 2021 ou nos próximos anos;
Era dono de bens de mais de R$ 300 mil;
Passou a morar no Brasil em qualquer mês de 2021 e ficou aqui até 31 de dezembro;
Vendeu um imóvel e comprou outro num prazo de 180 dias, usando a isenção de IR no momento da venda.
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