ESTÁ EM ANDAMENTO OBRA DE AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Bom Conselho – Na última sexta-feira (23/11), a Equipe da Prefeitura esteve visitando a obra de captação da adutora do Bálsamo. Esta obra deverá aumentar em 40% o volume da água que abastece a cidade de Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco. A obra está sendo realizada a partir de um convênio entre a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a empresa de produtos alimentícios Lactalis/Batavo. A obra vai receber um investimento de R$ 1,9 milhão, recursos do Governo do Estado, Compesa, prefeitura municipal e da Lactalis.

Estão sendo implantados sete quilômetros de adutora, entre um stand pipe (reservatório elevado que possibilita transportar água por gravidade) e o ponto de derivação para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Bom Conselho. Deste total, cinco quilômetros serão assentados pela Lactalis e 2 mil metros de tubulações serão implantadas na área urbana da cidade pela prefeitura.

As bombas e outros equipamentos das unidades de bombeamento também serão substituídos por versões mais atualizadas. Mais de 40 mil pessoas serão impactadas com a obra, inclusive os moradores dos bairros afetados pela falta d'água em Bom Conselho como o bairro 13 e adjacências. Para reforçar o abastecimento da cidade, será utilizada ainda a água da Barragem do Bálsamo, manancial que já é responsável pelo atendimento de 60% da cidade. A captação no Bálsamo também será aumentada.

Os serviços de escavações para implantação da nova adutora foram feitos na estrada que liga Bom Conselho aos distritos de Rainha Izabel, Mata Verde, Baixa Grande e ao Sítio Coruja e já entrou na cidade via bairro da Parmalat, e finalizará na Estação de Tratamento de Água de Bom Conselho (ETA). A Compesa informa que durante a obra pode haver paralisação no abastecimento para interligação e correção de possíveis rupturas na rede