CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA ACONTECE DIA 15 DE SETEMBRO

O município de Bom Conselho-PE realiza no próximo sábado (15) o dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. A campanha tem o objetivo de controlar a circulação do vírus, prevenindo, assim, a raiva humana. A meta é vacinar 5.760 cães e 2.969 gatos em Bom Conselho.

Serão disponibilizados 8 postos fixos distribuídos em algumas Unidades de Saúde, praças e outros locais na sede do município.

Veja os postos de vacinação: 1. Praça Dom Pedro II

2. Centro social (ao lado do Hospital Monsenhor Alfredo Damaso)

3. Centro Cultural Valdemar Gomes de Santana (Cuscuz)

4. USF Dr. França (Parmalat)

5. USF Dr. Raul Camboim (Creche dos idosos)

6. USF Mãe Rainha (Vavá)

7. USF Santa Terezinha (Serra)

8. USF XV de Novembro (Rua Maria Concilia)

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se e atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central.

Ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o Posto de Saúde mais próximo. Cães raivosos apresentam sintomas como: agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.

Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central, levando à morte. O período de incubação é extremamente variável, desde dias até anos, com uma média de 45 dias, no homem, e de 10 dias a 2 meses, no cão.

O tratamento profilático anti-rábico também é recomendado para toda agressão por espécie silvestre (morcegos, raposa/cachorro do mato e sagüis). O soro e a vacina para esse tratamento estão disponibilizados na rede do SUS, gratuitamente. A vacina anti-rábica canina também é gratuita. O único meio de prevenir a ocorrência da doença em áreas urbanas é por meio da vacinação anual de cães e gatos.